Mensagem semanal do Padre Lindoval

A voz do profeta

07/04/2018

Aleluia, o Senhor venceu a morte!

Iluminados com a ressurreição do Senhor, a liturgia desta semana apresenta-nos a comunidade de homens novos que nasceu da cruz e da ressurreição de Jesus: a Igreja. 
Neste sentido o Evangelho de são Lucas apresenta-nos a comunidade cristã de Jerusalém, formada por pessoas diversas, mas a viverem a mesma fé, num só coração e numa só alma; uma comunidade que manifesta o amor fraterno, em gestos concretos de partilha e de dom e que testemunha Jesus ressuscitado.
Os cristãos a viverem nesta comunidade nutrem-se pelo ideal de que Jesus vivo e ressuscitado será sempre o centro da comunidade cristã; é à volta d'Ele que a comunidade se estrutura, recebe a vida que a anima e que permite enfrentar as dificuldades e as perseguições.

Por outro lado, é na vida da comunidade que encontramos provas de que Jesus está vivo. Enquanto membros da comunidade cristã devemos está conscientes dos valores a definir uma vida cristã autêntica, pois o verdadeiro cristão é aquele que ama Deus, que adere a Jesus Cristo e à proposta de salvação.

Neste domingo da Misericórdia, desejo continuação de santa e abençoada Páscoa.

Bem-haja a todos!

Pe. Lindoval Silva

10/03/2018

Neste tempo da Quaresma, caminho de preparação para a Páscoa, temos os ouvidos e o coração direcionados para a experiência fundamental da fé cristã: o amor e a misericórdia! Esse amor sem medidas é causa de júbilo para aqueles que buscam a libertação, o ânimo que nos estimula no caminhar rumo à vida plena - a ressurreição. Deus move os acontecimentos e as pessoas, para que corram na direção da salvação que se aproxima, e faz que tudo concorra para a reconciliação da humanidade. Neste Domingo Laetare, experimentamos como a liturgia antecipa a plenitude da Páscoa definitiva e nos alegremos com a salvação que se aproxima. No domingo passado, Jesus declarou que o templo do seu corpo, destruído pela morte, seria erguido em três dias na ressurreição. Neste domingo, o seu erguimento se dá na cruz e será causa de vida e salvação para todos os que acolhem, pela fé, o imenso amor de Deus. Na ressurreição de Jesus, somos erguidos por Deus aos céus, repatriados com ele para junto do Pai. Rezemos pela paz na Síria e no Sudão do Sul; rezemos para que Deus derrame os mais puros sentimentos de paz no coração dos homens que promovem a guerra, a violência e a morte.

Bem-haja a todos!

Pe. Lindoval Silva

03/03/2018

A Quaresma é um tempo oportuno para revisarmos a nossa condição baptismal, e isso implica guardar o precioso tesouro da fé, que brota da obediência à Palavra de Deus, como vimos no último domingo. Sem verdadeira escuta da Palavra de Deus, não é possível termos fé, nem tampouco sermos bons discípulos. Essa semana, a liturgia dá-nos conta da eterna preocupação de Deus em conduzir os homens ao encontro da vida nova. Nesse sentido, a Palavra de Deus que nos é proposta apresenta sugestões diversas de conversão e de renovação do coração. Deus oferece-nos um conjunto de indicações "mandamentos" que devem orientar a nossa caminhada pela vida; são indicações que dizem respeito a duas dimensões fundamentais da nossa existência: a nossa relação com Deus e a nossa relação com os irmãos de comunidade.

No Tempo da Quaresma, precisamos redescobrir que a salvação, a vida plena, a felicidade sem fim não está na lógica do poder, da autoridade, da riqueza, mas está na lógica da cruz - no amor incondicional aos irmãos, na doação da vida aos irmãos mais pobres. Na Quaresma Jesus convida-nos a olharmos para o Evangelho e redescobrirmos as propostas de vida nova que Deus nos quer apresentar.

Bem-haja a todos!

24/02/2018

Neste Tempo da Quaresma, somos convidados a escutar atentamente a Palavra de Deus e sermos bons discípulos. Esta semana, atentos aos ensinamentos desta Palavra, Deus convida-nos a percorrer o caminho da escuta, para sermos obedientes aos planos do Deus. Assim, a transfiguração apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que veio concretizar o seu projecto libertador em favor dos homens através da doação da própria vida. Diante dos muitos obstáculos da vida, ficamos quase sempre desanimados e assustados. Contudo, diz-nos Jesus: o caminho da doação da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva! A obediência é uma das maiores virtudes dos discípulos de Jesus e quase sempre queremos seguir Jesus de longe, sem nos comprometer com o Evangelho. Escutar e praticar tudo quanto Jesus falou é sinal de obediência, compromisso e de maturidade na fé.

Bem-haja a todos!

Pe. Lindoval Silva

06/02/2018

Estamos a viver o Tempo Comum! É um tempo de caminhar com Jesus de Nazaré e fazermos a experiência do discipulado. Recordo-vos que a liturgia do domingo passado contemplamos que Jesus de Nazaré não se deixou "privatizar" pela população de Cafarnaum, mas seguiu sua vocação indo a outras cidades anunciar o Reino de Deus. Essa semana, contemplaremos novamente Jesus de Nazaré a sair para a margem da sociedade, para os lugares desertos, onde viviam os leprosos, os excluídos da sociedade e marginalidades daquele tempo. Segundo a religião judaica, estes eram intocáveis, um tabu para à sociedade! Como nos evangelhos anteriores, neste domingo temos uma indicação da personalidade de Jesus de Nazaré: autoridade e compaixão - duas qualidades dificilmente compatíveis ao ser humano -, feições divinas que se deixam perceber no agir de Jesus, o Bom Pastor. Este tema convida-nos a uma catequese sobre a reintegração dos marginalizados em nossa sociedade, tendo em vista que enquanto membros do corpo de Cristo, somos convidados a vencer a marginalização de muitos dos nossos irmãos. Precisamos encarnar a compaixão e neutralizar os muitos mecanismos de marginalização e exclusão com a força da solidariedade e do amor.

Votos de uma semana abençoada!

Pe. Lindoval Silva

14/01/2018

Estamos a viver um Novo Ano, novas esperanças e o desejo de vivemos em paz. Em nossa realidade humana e social, a paz é e será sempre um bem necessário à boa convivência!

Neste novo tempo - Tempo Comum - a teologia bíblica é marcada pela missão de Jesus na Galileia, bem como, pela esperança que a sua práxis pastoral traz ao nossos dias. Assim, ao longo desta semana, a Palavra de Deus propõe-nos uma reflexão sobre a nossa disponibilidade para acolher os desafios de Deus no seguimento de Jesus e sermos no mundo instrumento de paz e de justiça. 
No relato da vocação de Samuel fica claro que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus, o qual vem ao encontro do homem e chama-o pelo nome. O mesmo aconteceu com os 12 apóstolos que Jesus chamou a integrar a comunidade dos discípulos. A nós, cristãos baptizados, é pedido que nos coloquemos numa atitude de total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus. .Saber escutar é uma atitude de discípulo!
Mas, afinal quem é "discípulo" de Jesus? Na perspectiva do evangelista João, o discípulo é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com Ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-l'O aos outros irmãos.

Neste sentido, o cristão que vive em comunhão com o crucificado ressuscitado deve manifestar sempre a vida nova de Deus, já que pela graça do Baptismo, nos tornamos discípulos e missionários de Cristo Jesus.

Boa semana a todos!

Pe. Lindoval Silva

16/12/2017

Chegamos ao terceiro Domingo do Advento, domingo da alegria! "Alegrai-vos, sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos (Fil 4, 4)!" Este convite garantem-nos que Deus tem um projecto de salvação e de vida plena para propor aos homens fazendo-os passar das "trevas" à "luz". Assim, a nossa existência cristã é uma caminhada ao encontro do Senhor que vem. Na nossa peregrinação pela história, mesmo que mergulhados na alegria e na tristeza, no sofrimento e na esperança, não podemos perder de vista a meta final que dá sentido a caminhada em comunidade. Neste sentido, a caminhada cristã deve ser percorrida na oração e na vigilância, procurando viver com coerência os compromissos assumidos no dia do Baptismo e na fidelidade às propostas do santo Evangelho. Nestes últimos dia do Advento, percorramos esse caminho com coerência e na alegria, pois sabemos que caminhamos para Deus!

Votos de boa semana!

Pe. Lindoval Silva


03/12/2017

Caros amigos, a liturgia deste Tempo do Advento convida-nos a equacionar a nossa caminhada pela história à luz da certeza de que "o Senhor vem". De forma simbólica, os textos a serem meditados neste domingo apresentam-nos as indicações concretas de como viver esse tempo de espera. Assim, o cristão, antes de tudo, deve configurar sua vida à de Cristo, o que significa romper com o pecado e fazer a vontade de Deus, viver em atitude constante de conversão. O apelo dramático a Jahwéh, dirigido na oração do Profeta Isaías, revela que Deus é "pai" e "redentor", no sentido de vir mais uma vez ao encontro de Israel para o libertar do pecado e para recriar um Povo de coração novo. O profeta não tem dúvidas: a essência de Deus é amor e misericórdia; essas "qualidades" de Deus são a garantia da sua intervenção salvadora em cada passo da caminhada histórica. Neste Tempo do Advento, a comunidade cristã é convidada a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que "o Senhor vem". Esse tempo de espera deve ser um tempo de "vigilância" - isto é, um tempo de compromisso activo e efectivo com a construção do Reino de Deus entre nós.

Desejo a todos um santo Advento.

Bem-haja!

Pe. Lindoval Silva

26/11/2017

Celebramos neste domingo a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. As leituras propostas para este dia, falam-nos do Reino de Deus e já o apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos foram chamados a edificar na história e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir.
Neste sentido, a imagem do Bom Pastor apresentada na primeira leitura apresenta-nos a relação de Deus para com a humanidade. A imagem do Pastor sublinha, por um lado, a autoridade de Deus e o seu papel na condução do seu Povo pelos caminhos da história, e por outro lado, sublinha a preocupação, o carinho, o cuidado, o amor de Deus connosco.
Liturgicamente, o Evangelho deste domingo apresenta-nos, num quadro dramático, o "rei" Jesus a interpelar os discípulos acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os débeis, os desprotegidos. A questão fundamental é esta: o egoísmo, o fechamento em si próprio, a indiferença para com o irmão que sofre, não têm lugar no Reino de Deus. Neste sentido, precisamos compreender que todos aqueles que insistem em conduzir a sua vida por esses critérios ficará à margem do Reino. O amor ao irmão é, portanto, uma condição essencial para fazer parte do Reino. Nós cristãos, cidadãos do Reino, temos consciência disso e sentimo-nos responsáveis por todos os irmãos que sofrem? Pensemos nisso!
Uma abençoada semana.

Bem-haja a todos!

Pe. Lindoval Silva

12/11/2017

Estamos de volta depois de umas férias merecidas! Descansar, rever amigos e reabastecer as forças para a missão não é privilégio, mas uma necessidade do ser humano que se prepara para bem servir.

Esta semana, a liturgia surpreende-nos onde o próprio Deus convida-nos à vigilância. Neste sentido, atentos e vigilantes, devemos está sempre dispostos a servir ao Senhor e aos irmãos com os quais convivemos em comunidade. A vigilância é um dos temos abordados abundantemente pela literatura profética do Antigo Testamento e recorda-nos que a segunda vinda do Senhor está no horizonte final da história humana; devemos, portanto, caminhar pela vida sempre atentos ao Senhor que vem e com o coração preparado para o acolher na pessoa dos irmãos. Neste mesmo sentido, alerta-nos o apóstolo Paulo que Cristo virá de novo para concluir a história humana e para inaugurar a realidade do mundo definitivo; todo aquele que tiver aderido a Jesus e se tiver identificado com Ele irá ao encontro do Senhor e permanecerá com Ele para sempre. Será que estamos preparados para acolher o Senhor que vem? A histórias das cinco jovens "insensatas" que não levaram azeite suficiente para manter as suas lâmpadas acesas enquanto esperavam a chegada do noivo, avisa-nos que só os valores do Evangelho nos asseguram a participação no banquete do Reino.

Estejamos sempre vigilantes e disponíveis para acolher, em cada instante, a vida e a salvação que Deus nos oferece.

Bem-haja a todos!

Site criado por Carlos Rodrigues para todos os viventes e para maior Glória de Deus
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora