Mensagem Semanal do Padre Lindoval

15 de Julho de 2017

Neste domingo, a Palavra de Deus convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem não interessa a marginalização do pecador, mas a sua reintegração na comunidade dos filhos de Deus. Se bem que, a lógica de Deus, é completamente contrária à lógica dos homens: Deus, apesar da sua força e omnipotência, é indulgente e misericordioso para com os homens - mesmo quando eles praticam o mal. Dessa forma, Deus convida os seus filhos a serem "humanos", a terem um coração tão misericordioso e tão indulgente como o coração do Bom Pastor. Na nossa sociedade actual precisamos reconhecer a presença irreversível no mundo do "Reino de Deus". Do ponto de vista pastoral esse "Reino" não é um clube exclusivo de "bons" e de "santos": nele todos os homens - bons e maus - encontram a possibilidade de crescer, de amadurecer as suas escolhas, de serem tocados pela graça, até ao momento final da opção definitiva.

Bem-haja a todos!

Pe. Lindoval Silva

15 de Julho de 2017

Ao longo desta semana teremos a oportunidade de reflectir sobre a importância da Palavra de Deus na vida da comunidade. Neste sentido, a liturgia deste domingo convida-nos a tomar consciência da importância da Palavra de Deus e da centralidade que ela deve assumir em nossas vidas. Ela é verdadeiramente fecunda e criadora de vida; Ela dá-nos esperança, indica-nos os caminhos que devemos percorrer e dá-nos o ânimo para intervirmos no mundo marcado pelas injustiças. Por outro lado, a Palavra de Deus exorta-nos a ser uma "boa terra", disponível para escutar as propostas de Jesus, para as acolher e para deixar que elas deem abundantes frutos na nossa vida. Garante-nos também que o "Reino de Deus" proposto por Jesus será uma realidade imparável, onde se manifestará a fecundidade da vida em Deus, onde iluminados pelo Espírito Santo possamos construir um mundo novo, de paz, justiça e felicidade sem fim.

Bem-haja!

Pe. Lindoval Silva

02 de Julho de 2017

Neste domingo a reflexão dos textos bíblicos gira em torno dos discípulos e da missão que estes receberam de Jesus ressuscitado. Mas, afinal, quem são os discípulos? Discípulo é todo aquele que, pelo baptismo, se identifica com Jesus, faz de Jesus a sua referência e O segue. Contudo, a missão dos discípulos define-se pela capacidade de tornar presente na história e no tempo o projecto de salvação que Deus tem para a humanidade.
Do ponto de vista catequético o Evangelho deste domingo dirige-se a comunidade cristã em vários passos: Primeiro, define o caminho do discípulo - ser capaz de fazer de Jesus a sua opção fundamental e seguir a Jesus no caminho do amor e da entrega da vida; Segundo, sugere que toda a comunidade cristã é chamada a dar testemunho da Boa Nova de Jesus; Terceiro, promete uma recompensa àqueles que acolherem, com generosidade e amor, os missionários do Reino de Deus. Essa catequese é dirigida a nós no intuito de tomarmos consciência que a nossa missão é testemunhar o Reino de Deus presente entre nós, sobretudo, neste fim-de-semana em que a Igreja de Portugal realizará a colecta em favor das famílias atingidas pelo drama dos incêndios no Concelho de Leiria. Como bons discípulos e missionários, sejamos generosos e solidários com aqueles que sofrem.

Bem-haja a todos!

Pe. Lindoval Silva

 Terror por toda a parte! Denunciai-o, vamos denunciá-lo!

os meus perseguidores cairão vencidos. 

25 de Junho de 2017

Celebraremos neste domingo o XII Domingo do Tempo comum. Veremos que neste domingo, a liturgia coloca-nos diante de nós as muitas dificuldades de vivermos o discipulado, dando testemunho do projecto de Deus no mundo. Sugere, como veremos no relato do profeta Jeremias, que a perseguição está sempre no horizonte do discípulo. Contudo, o profeta garante também que a solicitude e o amor de Deus não abandonam o discípulo que dá testemunho da salvação. Neste sentido, o texto bíblico apresenta-nos a acção de Deus em nossas vidas. Jeremias é o modelo de profeta sofredor, que experimentou a perseguição, a solidão, o abandono por causa da Palavra de Deus. Mas, não deixou de confiar em Deus e de anunciar - com coerência e fidelidade - as propostas de Deus para os homens. O próprio Jesus que, no evangelho, ao enviar os discípulos, os avisa para a inevitabilidade das perseguições e das incompreensões; mas acrescenta: "não temais". Jesus garante aos seus a presença contínua, a solicitude e o amor de Deus, ao longo de toda a sua caminhada pelo mundo. Em nossa diocese de Viseu, celebramos neste domingo o dia da diocese com a ordenação de três novos sacerdotes, a serem enviados aos diversos recantos da diocese, como ministros do altar e profetas da esperança. Em comunhão com seus familiares e com a nossa diocese, tão carenciada em sacerdotes, rezemos ao Bom Pastor que continue a chamar jovens dispostos para o anúncio do Evangelho! Rezemos, também, pelas famílias que nestes últimos dias sofrem o drama dos incêndios.
Bem haja a todos!
Pe. Lindoval Silva

17 de Junho de 2017

Neste domingo, a Palavra de Deus que vamos reflectir recorda-nos a presença constante de Deus no mundo e a vontade que Ele tem de oferecer aos homens, a sua vida e a sua salvação. No entanto, a intervenção de Deus na história humana concretiza-se através daqueles que Ele chama e envia, para serem sinais vivos do seu amor e testemunhas da sua bondade. Contudo, em nossos dias, Deus chama a cada um de nós para darmos continuidade a sua missão. Chama a mim, a si e a todas pessoas de boa vontade. Chama-nos para sermos catequistas, leitores, cantores, salmistas, líderes de comunidades, acólitos...! A cada um de nós o Senhor chama-nos pelo nome e confia-nos uma missão: sermos testemunhas do amor, da misericórdia e da ternura de Cristo, o Bom Pastor. Esse fim de semana a nossa comunidade paroquial celebra a festa de Corpus Christi, o baptismo de uma criança da comunidade e a primeira comunhão de seis crianças da nossa catequese. A nossa alegria e a nossa gratidão a Deus pelas crianças que receberão pela primeira vez a santa Eucaristia. Que Jesus - Pão vivo descido do céu - seja para cada uma delas, para suas famílias e e para toda a comunidade motivação para reforçarmos o dom da unidade, a comunhão e a paz.

Bem haja a todos!
Pe. Lindoval Silva

11 de Junho de 2017

O tempo pascal colocou-nos diante dos nossos olhos a unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E sabemos que Jesus de Nazaré veio cumprir a obra do Pai e deu-nos o Espírito Santo, para que ficássemos nele e mantivéssemos o que ele fundou, renovando-o constantemente, nesse mesmo Espírito. A comunidade cristã celebra esta semana a Trindade Santa. Por outro lado, a Trindade Santa convida-nos a perseverança na verdadeira fé, não numa fé meramente dogmática, mas à adesão ao mistério que se apresenta no Pai, no Filho e no Espírito Santo. O cristão se caracteriza por não conhecer outro Deus exceto aquele que é o Pai de Jesus Cristo e doador do Espírito Santo que animou Jesus de Nazaré e os apóstolos em missão. A nós, que celebramos este mistério, somos também iluminados pelo Espírito Santo que anima a nossa missão no mundo.Uma semana abençoada.

Bem haja a todos!
Pe. Lindoval Silva

27 de maio de 2017


Estamos praticamente a concluir o tempo da Páscoa. Há quase cinquenta dias, estamos a viver as alegrias da ressurreição gloriosa do Senhor. Contudo, a missão da Igreja tem sua continuidade mediante a acção dos discípulos do ressuscitado. Neste sentido, a solenidade da Ascensão de Jesus, que celebramos neste fim de semana, sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus. Assim, esta solenidade sugere a comunidade cristã que Jesus nos deixou o testemunho e que somos nós, discípulos e missionários, a darmos continuidade e a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo.

O evangelho deste domingo ajuda-nos a percebermos que a comunidade dos discípulos, reunida à volta de Jesus ressuscitado, reconhece-O como o seu Senhor, adora-O e recebe d'Ele a missão de continuar no mundo o testemunho do "Reino". Assim, neste mundo marcado pelas contradições, enquanto discípulos e missionários, não podemos ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante; mas temos de ir para o meio dos homens, continuar o projecto de Jesus. Os verdadeiros discípulos e missionários devem caminhar ao encontro dessa "esperança" de mãos dadas com os irmãos - membros do mesmo "corpo" - e em comunhão com Cristo, a "cabeça" desse "corpo", anunciarmos as maravilhas de Deus realizadas na comunidade.
Uma semana abençoada.Bem haja a todos!

Pe. Lindoval Silva

23 de Maio de 2017

A liturgia desta semana convida-nos a descobrir a presença - discreta, mas eficaz e tranquilizadora - de Deus na caminhada histórica da Igreja. A promessa de Jesus - "não vos deixarei órfãos" - pode ser para a comunidade cristã a certeza de Deus continua presente em nossa caminhada. De fato, Deus nunca abandona o seu povo, é um Deus que ama e permanece próximo de nós! Nesta semana meditamos mais um vez o evangelista são João, onde temos a oportunidade de contemplamos o "testamento" de Jesus, na ceia de despedida, na quinta-feira Santa, onde deixou-nos o sacramento da Eucaristia, o exemplo de humildade no momento do lava-pés e o mandamento do amor. Jesus, o filho de Deus, deu-nos esse testamento, no intuito de ajudar-nos a viver a graça baptismal a serviço da comunidade. Desta forma, a comunidade cristã será definitivamente a "morada de Deus" no mundo se souber testemunhar a salvação que Deus quer oferecer a humanidade. Neste sentido, a comunidade cristã deve dar testemunho da Boa Nova de Jesus e ser uma presença libertadora e salvadora na vida dos homens.
Infelizmente na realidade em que vivemos, quase sempre, confrontados com a hostilidade do mundo, que gera discórdia, violência e ódio. Mas, devemos ter confiança e sermos capazes de testemunharmos de forma sereno a nossa fé; devemos mostrar que o amor transforma, edifica, constrói. Cristo Jesus, é para nós modelo que devemos ter sempre diante dos olhos!
Votos de uma abençoada semana. 

Bem haja a todos!

Pe. Lindoval

14 de Maio de 2017

Testemunha da Esperança e da Paz!

Neste dias estamos jubilosos com a mensagem de esperança e de paz deixada pelo santo Padre o Papa Francisco, em sua primeira viagem como peregrino a Fatima. Vimos, diante dos nossos olhos, o testemunho do vigário de Cristo, o peregrino da esperança e da paz. Por onde passava, arrastava multidões de fiéis que bradavam em alta voz, mas que em momentos de oração, também silenciava diante do mistério insondável que emana daquele lugar sagrado. De fato, nestes dois dias, Fátima tornou-se o centro da fé cristã e local mundial de devoção à Virgem Maria. Vimos diante dos nossos olhos, as maiores manifestações de fé, lágrimas, cantos de ação de graças e, em bom tom: viva o papa! O Papa Francisco deixou-nos uma mensagem de esperança e de paz, deixou-nos a certeza que Deus continua a amar o seu povo, porque o nosso Deus é um Deus de misericória.

Bem haja a todos!

Em Jesus e Maria,

Pe. Lindoval Silva


Site criado por Carlos Rodrigues para todos os viventes e para maior Glória de Deus
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora